quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CULTO DE DOUTRINA - AD EBENESÉR



Sermão ministrado no culto de doutrina da Assembléia de Deus
Ministério de Caetés - CONGREGAÇÃO EBENESÉR
Ministração: Pr. Vladimir Calisto
Tema: "Nossas obras falam mais que nossas palavras"


Atos 9. 36-42

Tabita ou Dorcas foi a única mulher, individualmente falando, que foi chamada de discípula no N.T. Ela se destacou em meio à multidão.

Ela não fazia apenas boas obras, estava cheia delas. Desempenhava seu ministério com dedicação. Deus honra todo aquele que é dedicado em seu ministério (Pv 22. 29)

O ministério de Dorcas era: A oração, ficar com as mulheres doentes e confortar o coração dos tristes. Desenvolvia um ministério social cristão:

Diferença entre ministério social e ministério social cristão:

Ministério social – Pode ser desenvolvido por um espírita ou ateu, supri o corpo, mas não leva a alma ao caminho da salvação.

Ministério social cristão – Só pode ser realizado por pessoas que o amor de Cristo se manifeste através delas. Nem todo “crente” consegue realizar, pois não basta ser “crente” é necessário ser convertido no amor de Cristo.

Os Estatutos dos Apóstolos, um manual da igreja primitiva, foi provavelmente escrito por Ignácio de Antioquia da Síria, no início do ano 300 d.C. Tiramos então a ordenação das viúvas e seus deveres.

Estatuto 17. Concernente a Viúva. Disse Kefas: “Três viúvas serão ordenadas. Duas delas se dedicarão à oração por todos aqueles que estão em aflição; e sustento diário suficiente será dado. Mas uma delas ficará com as mulheres que estão sofrendo de doença, porque ela pode ajudar na recuperação da doente. Deve ser zelosa em mandar notícias aos presbíteros. E ela não será gananciosa, nem será voltada a bebida, a não ser que ela pare o seu trabalho de zelar e orar durante a noite. E se uma (delas) quer fazer uma boa obra, que ela a faça segundo o mandamento, que ela possa confortar o coração dos tristes, porque a bondade de Deus tornou-se conhecida primeiramente a ela.” (Rm 12. 9-11)

Dorcas = “corça” – A fêmea do cervo, é considerada a protetora do rebanho, sendo sensível aos perigos e estando alerta para advertir a outros animais de sua espécie. Assim, são lembrados os cuidados e a solicitude daquela obreira do Senhor. Ela é o símbolo de uma serva que usou de suas habilidades naturais para auxiliar as pessoas em suas necessidades temporais e eternas. Sendo assim, Dorcas não tinha tempo para:

* Murmurção (Nm 14. 26-29) (Fl 2. 14)
* Contendas (Tt 3. 8-11)
* Perder tempo na casa do visinho (Pv 25. 17)
* Dar trabalho ao seu pastor (Hb 13. 17)

A Bíblia fala de várias pessoas que foram usados para fazerem grandes obras:

- Moisés, Abre e fecha o Mar Vermelho com a vara de Deus. (Ex 14. 15ss)
- Elias – Derrota centenas de profetas (I Rs 18. 22ss)
- Eliseu – Aumenta o azeite da viúva (II Rs 4)
- Daniel – Interpreta o sonho do Rei Nabucodonosor (Dn 2 e Dn 4)
- Dorcas – Costurava túnicas e vestes.

Deus nunca pergunta pela sua capacidade ou incapacidade. Apenas pela sua disponibilidade.

Dorcas adoece e morre, os discípulos cuidam do corpo, lavam, ungem, entretanto não o enterram. Brotou no coração do povo uma grande esperança que algo pudesse ser feito mesmo que ela estivesse morta. As obras de Dorcas ecoaram em Jope. (Olhavam para uma viúva vestida, para um pobre alimentado, para um obreiro que antes estava triste e agora pregava com vigor e alegria e o povo falava: “Ali tem boa obra de Dorcas...”

O povo então resolve que as boas obras de Dorcas não podem acabar. Assim, mandam chamar Pedro e mostram-lhe as boas obras de Dorcas assim que ele chega. (I Co 15. 58)

Você pode ser lembrado de duas maneiras quando morrer ou deixar um departamento. - “Como ele (a) nos faz falta, que saudades do tempo do irmão (ã) fulano (a)”. Ou, “Graças a Deus que saiu, já foi tarde.” Pense bem nisso.

Conclusão: O ministério de Dorcas é restaurado, agora, ainda maior e mais excelente. Aprendemos com isso que:

Quanto mais intimidade e experiências temos com Deus, maiores são os milagres em nossa vida.

Trabalhamos por Jesus para atender o povo e não a nós mesmos. (Jesus não veio para ser servido, mas para servir).

Tudo que fazemos deve levar as pessoas a crerem no Senhor Jesus.

Pr. Vladimir Calisto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo!
É muito bom e importante ter você comentando minha postagem.
Deixe seu contato de e-mail para que eu possa te responder e agradecer.
Que Deus continue te abençoando!
Fraternalmente,
Vladimir Calisto

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...