quarta-feira, 21 de abril de 2010

III Encontro de Educadores e Estudantes Cristãos

Faça o downloard do conteúdo ministrado pelos palestrantes pelo link: http://www.adcaetes.com.br/eedec_palestras_2010.html

Em 2010, o 3° EEDEC - Encontro de Educadores e Estudantes Cristãos, que ocorreu entre os dias 7 e 10 de abril, reuniu aproximadamente 350 participantes de várias denominações, demonstrando que a igreja está cada vez mais disposta a prosseguir na busca do conhecimento da Palavra de Deus.
O tema “Exercendo o ministério com sabedoria” foi a base de todo o Encontro, e a partir dele os palestrantes discorreram sobre os temas que lhes foram propostos com muita clareza e propriedade, trazendo para o corpo discente do evento grandes esclarecimentos acerca dos assuntos ministrados.

A Aula Magna foi ministrada no primeiro dia do evento pelo Pr. Nemuel Kesler, membro do Conselho de Educação Religiosa da CONFRADERJ. O Pr. Nemuel discorreu sobre a História da Educação Religiosa no Brasil, abordando de forma mais incisiva a filosofia da educação religiosa na Assembléia de Deus. O palestrante comentou de forma bem minuciosa sobre os fatos históricos da educação religiosa na igreja, sobretudo a educação teológica formal, mencionando o aparecimento das primeiras escolas teológicas e a resistência a elas, o período em que se espalharam por todo o território brasileiro, o que a liderança das Assembléias de Deus já fez por elas e as causas dos seus principais problemas atuais.

No segundo dia do Encontro, após plenária em que a Professora Josiane Peixoto, Coordenadora do Seminário para Educadores Infantis da Igreja Assembléia de Deus Ministério de Cordovil, ministrou sobre “A importância de ensinar aos pequeninos”, as palestras foram segmentadas: no 1° andar do templo da Assembléia de Deus Ministério de Caetés, o Reverendo Marcelo Gomes, da Igreja Presbiteriana de Piedade, ministrou sobre o tema “Vocação, Formação e Atuação do Educador Cristão. Já no 3° andar do templo, a Professora Josiane Peixoto ministrou sobre “Reciclagem para o departamento infantil”.

Formado em Teologia pela Mackenzie e pós-graduado em Educação pela UFRJ, o Reverendo Marcelo Gomes ensinou, no 1° andar do templo, a respeito da vocação: o professor deve entender que lecionar não por uma simples escolha pessoal mas o cumprimento de um chamado divino. Já a respeito da formação, o Reverendo ensinou que é preciso ter paixão e dedicação pelo ensino, e aquele que é chamado a ensinar deve ser imitador de Cristo, como o apóstolo Paulo mencionou, pois o Senhor Jesus era capaz de surpreender com as características de sua personalidade, capaz de convidar a interiorizar e repensar a história. Finalmente, sobre a atuação do educador cristão, o Reverendo ensinou que o educador deve atuar justamente na insegurança atual da humanidade, que confiou demasiadamente na ciência e se decepcionou. O desafio do educador, como instrumento de Deus, está portanto na atuação dentro deste contexto.

No 3° andar do templo, a professora Josiane Peixoto ministrou palestra voltada para os vocacionados para o ministério infantil, apresentando maneiras dinâmicas, criativas e práticas de ministrar às crianças a partir de materiais de sucata. A professora também realizou, com os participantes da palestra, uma oficina a partir da qual foram confeccionados presentes que podem ser feitos em sala de aula, pelos próprios pequeninos, como sugestão de brindes comemorativos para o dia das mães, ou dos pais ou, ainda, dia do pastor.

O terceiro dia do evento foi aberto com a plenária do Pastor Alberto Tavares, da Igreja de Nova Vida de Nova Holanda, sobre o tema “A importância do aprendizado para a maturidade cristã”. Em seguida, deu-se início à Mesa Redonda que reuniu os pastores Jose Mario da Silva (AD Caetés) e Roberto Inácio (AD Filadélfia) e a Psicóloga Márcia Torres (AD Bonsucesso). Sob o tema “Esclarecendo os temas complexos da atualidade cristã”, os participantes do debate responderam às questões polêmicas levantadas pelos encontristas, a respeito dos seguintes assuntos: os cuidados com a saúde e o culto ao corpo; evolução científica e tecnológica – implicações éticas; e Educação em casa e em sala de aula: limites versus permissividade. De maneira esclarecedora os debatedores da Mesa Redonda responderam às mais variadas perguntas enviadas pelos encontristas e selecionadas e agrupadas por assunto pelo mediador.

Sob o tema “A realidade escatológica na Atualidade” a Professora Sara Alice Cavalcanti, mestre em hebraico e história de Israel e membro da Assembléia de Deus de Bonsucesso, abriu o quarto e último dia do Encontro de Educadores e Estudantes Cristãos com a primeira plenária do dia. Na manhã de sábado, a professora discorreu, entre os outros assuntos pertinentes ao tema, sobre o perigo em se dar sentido figurado à Bíblia Sagrada, não interpretando-a de forma literal, o que é chamado de interpretação alegórica das Escrituras Sagradas. A palestrante brindou mais uma vez o público participante do EEDEC com uma excelente ministração vinda diretamente do coração de Deus.

À tarde, após o almoço, houve uma pequena homenagem aos cinco anos do IBADEC – Instituto Bíblico da Assembléia de Deus Ministério e Caetés, instituto coordenador do III EEDEC. Logo após, na segunda plenária, o Pastor Alexandre Coelho, Professor de Grego e Hermenêutica da FAECAD – Faculdade das Assembléias de Deus, discorreu sobre o tema “A importância da correta interpretação bíblica em dias de pluralidade teológica”. O Pastor alertou que muitos grupos chamados cristãos vêm utilizando a Bíblia para defender suas proposições “teológicas”, que muitas vezes estão em desacordo com a própria Bíblia. Uma doutrina mal-interpretada conduz a práticas equivocadas mesmo dentro da igreja local. O Pastor ministrou ainda que pluralidade teológica implica haver, dentro de um mesmo universo cristão, diversos pensamentos voltados não só para a Teologia, mas também às práticas dentro do ambiente eclesiástico e fora dele. O pastor ainda mencionou que a Bíblia explica a própria Bíblia e que a salvação e o Espírito Santo são imprescindíveis para a correta interpretação da Palavra de Deus, a fim de alcançar a verdade espiritual contida no texto lido.

O evento terminou após a reunião de parte dos presentes para realização de uma fotografia para a posteridade. Os palestrantes deixaram o evento com a certeza de terem sido imensamente abençoados e na expectativa do próximo EEDEC, que acontecerá nos dias 23 à 26/02/2011. Então, até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e Paz de Cristo!
É muito bom e importante ter você comentando minha postagem.
Deixe seu contato de e-mail para que eu possa te responder e agradecer.
Que Deus continue te abençoando!
Fraternalmente,
Vladimir Calisto

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...