quinta-feira, 19 de março de 2009

II EEDEC - ANO 2009



O II EEDEC - Encontro de Educadores e Estudantes Cristãos, ocorrido entre os dias 12 a 14 de fevereiro do ano de 2009, superou as expectativas.

Com apoio de líderes de várias denominações, a segunda edição do EEDEC reuniu mais de 450 inscritos no objetivo de Contribuir para a capacitação da Igreja na realização da nobre missão de ensinar.

Durante três dias, educadores, seminaristas e alunos da EBD foram agraciados pela exposição da genuína Palavra de Deus. Sob o tema “Permanecendo na vocação para que fomos chamados”, o evento foi marcado por momentos de estudo, aprendizagem e reflexão sobre o padrão divino como referencial para o exercício da docência cristã.

A palestra que deu início à programação foi ministrada pelo professor Rogério Duarte, do Instituto Bíblico - IBADEC. O palestrante explanou sobre a carta do apóstolo Paulo aos Romanos e esclareceu pontos tais como: em que circunstâncias a carta foi escrita, quais os propósitos e resultados nos dias que foi escrita e nos dias atuais.

As oficinas pedagógicas realizadas na parte superior do templo, também no primeiro dia da programação, promoveram novos conhecimentos junto aos professores que atuam no ministério infantil. A Pedagoga Andréa Paixão ensinou que o planejamento de espaços e recursos didáticos constitui uma ferramenta importante para a salvação e crescimento dos pequeninos. A pedagoga apresentou maneiras dinâmicas, criativas e práticas de ministrar as crianças, tais quais os chamados “cantinhos”. Os professores participaram da confecção de alguns dos ilimitados recursos didáticos para enriquecimento do processo ensino-aprendizagem.

O segundo dia do evento contou com a participação de Sara Cavalcanti, teóloga, professora de Hebraico e Literatura Hebraica, especialista em História e Cultura Judaica e colunista do jornal Mensageiro da Paz - CPAD para os assuntos de Israel. Com base no tema “Visões do Cativeiro”, a teóloga fez um contraponto entre a atitude de Raquel, que roubou os deuses domésticos (terafins) de seu pai Labão, e a importância de não estarmos presos às correntes do passado. A palestrante ressaltou que o educador deve caminhar em um caminho novo. Aquele que é chamado para o serviço tem que deixar o padrão do mundo e aprender inteiramente com a Palavra de Deus. Não há como caminhar em direção a Betel, carregando consigo os ídolos e as convicções do passado.

“O papel da Igreja na sociedade” foi o tema da mesa-redonda que aconteceu no sábado pela manhã e contou com a participação dos pastores Antonio Carlos (CC Nova Vida), José Mário (AD Caetés) e Paulo Canellas (AD Flávia Farnese - Bonsucesso). Os encontristas puderam, através de um mediador, fazer perguntas, esclarecer dúvidas, levantar questionamentos e fomentar novas discussões. Estiveram em pauta questões como o papel da Igreja na política partidária, os desafios da contextualização do Evangelho, aborto, movimento homossexual e a participação da Igreja na economia de mercado.

À tarde, a missionária Hosana Marinho discorreu sobre os “Contrastes entre as obreiras Marta e Maria”, enfatizando que o segredo para ser um bom obreiro está no equilíbrio entre o ouvir e o servir. Em sua explanação, a palestrante ressaltou que devemos realizar a obra para o qual fomos chamados, sem abrir mão de uma vida espiritual abundante. Para sermos fervorosos e ao mesmo tempo executarmos um trabalho eficiente, é preciso, em primeiro lugar, estar com Jesus, ouvindo Seus ensinos, recebendo Suas instruções, compreendendo Seus métodos e estratégias de trabalho, para depois estarmos aptos para trabalhar com Ele e para Ele.

“Contrastes entre os obreiros Demas e Timóteo” foi o tema da última palestra ministrada no fim da tarde de sábado pelo conferencista, articulista dos periódicos da Editora CPAD e autor da trilogia “Erros que os Pregadores Devem Evitar”, “Mais Erros que os Pregadores Devem Evitar” e “Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria”, Ciro Sanches Zibordi. A partir do exame da biografia de Demas e Timóteo, o escritor destacou as diferenças entre o bom e o mau obreiro, levando os ouvintes a refletirem sobre suas atuações na Casa de Deus, a fim de evitarem os erros de Demas e seguirem o exemplo de Timóteo.

Ao final do Encontro, os inscritos receberam um certificado de participação.

A última edição do evento deixa saudades e boas expectativas para o próximo ano.


Obs: Para melhor visualização das fotos: click na foto do slide – abrindo a janela, click em “visualizar todas” e depois click em “apresentação de slides”.

Um comentário:

  1. Caro Pr. Vladimir,ao ver as fotos do II EEDEC/2009,puder sentir o quanto foi maravilhoso este evento.Quero parabeniza-lo,juntamente com toda a equipe que lhe ajudou a promover este brilhante trabalho.Que Deus continue vos abençoando,cada vez mais,e que seu ministério possa cada vez mais ser próspero.

    Um grande abraço
    Paulo Cezar da Silva

    ResponderExcluir

Graça e Paz de Cristo!
É muito bom e importante ter você comentando minha postagem.
Deixe seu contato de e-mail para que eu possa te responder e agradecer.
Que Deus continue te abençoando!
Fraternalmente,
Vladimir Calisto

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...